-
Arquitetos: HEIMA architects
- Área: 150 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Norbert Tukaj
-
Fabricantes: CEA, NIC, QUADRO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa de hóspedes privada projetada por Heima Architects está situada no norte da Lituânia, em uma colina perto de um conjunto de árvores e com vista para o vale e para a bacia hidrográfica do entorno. Parte de um complexo maior de edifícios recreativos, a casa de hóspedes de 150 metros quadrados foi projetada para se misturar ao ambiente natural e tem um layout único, com quatro volumes organizados entre as árvores para evitar sua remoção. Esta escolha cria uma estreita conexão com a natureza ao redor e uma sensação de privacidade para os hóspedes.
A casa de hóspedes consiste em três quartos tipo hotel com banheiros privativos, além de uma cozinha-estar compartilhada para atividades conjuntas. A transparência do corredor e dos espaços compartilhados convida à convivência e à contemplação do ambiente rural, enquanto a localização da casa na parte mais alta do terreno permite vistas panorâmicas das lagoas e do complexo circundante. Durante as estações mais quentes, os hóspedes também podem aproveitar o grande terraço, que incorpora algumas das árvores existentes ao redor da casa.
Os principais elementos arquitetônicos do complexo são os telhados inclinados, que formam quatro volumes e definem diferentes espaços na casa. Cada telhado é único em forma, mas todos têm clarabóias na parte superior para permitir a entrada de luz natural. O telhado aparente e outros elementos estruturais servem como pontos de destaque para os interiores, que são em sua maioria neutros, com tons escuros e brancos. As clarabóias também adicionam luz natural à área principal e a cada banheiro nas suítes.
A casa de hóspedes foi construída com materiais naturais, com paredes externas de madeira e um telhado de telha de carvalho. Os espaços internos também contam com muitos detalhes de madeira, incluindo elementos estruturais e móveis, piso de pedra e paredes de estuque que atuam como fundos neutros. Em suma, a casa de hóspedes é parte de um retiro contemporâneo que oferece aos hóspedes uma experiência de vida confortável e conveniente, com uma forte conexão com a natureza.